domingo, 27 de setembro de 2009

Iriny Presidenta do PT!


Em 2010, elegeremos uma mulher de esquerda para presidente da República. Em 2009, elegeremos uma mulher de esquerda para a presidência do PT.

A nova direção nacional do PT, encabeçada por Iriny Lopes, terá como tarefas imediatas enfrentar a crise, defender o governo Lula e vencer as eleições 2010, com Dilma presidente, vitória nas eleições majoritárias nos estados e ampliação de nossas bancadas parlamentares.

Este desempenho é parte das condições institucionais necessárias para, em aliança com movimentos e partidos do campo democrático-popular, sustentar um governo que se apóie nas realizações do Governo Lula, mas vá além.Trata-se de superar a herança neoliberal, derrotar a ditadura do capital financeiro e realizar reformas estruturais em nosso país, abrindo um novo ciclo em nossa história: um desenvolvimentismo democrático-popular, ambientalmente orientado e articulado com nossa luta pelo socialismo.

Este programa, articulado com uma estratégia que fortaleça o poder das maiorias populares, aponta para a superação das relações capitalistas, dando sentido concreto à reafirmação do socialismo como objetivo estratégico, adotada pelo 3º Congresso do PT.

Tais objetivos transcendem a dimensão eleitoral e a duração de um mandato presidencial.

Por isto precisamos do PT, dos movimentos sociais e partidos de esquerda, da intelectualidade progressista: não queremos apenas governar ou administrar melhor, queremos mudar profundamente o Brasil e o mundo.

Trabalhemos para que as idéias socialistas, democráticas e populares tornem-se política e culturalmente hegemônicas.

É isto que dará permanência para nossa luta, transcendendo as limitações das lideranças, dos mandatos e das organizações.

Para isto, o PT deve combinar força institucional e capacidade de mobilização de massa, com criatividade ideológica.

Manter a perspectiva socialista e construir um Brasil democrático-popular, no contexto da integração latino-americana, exigirá mobilizar as melhores tradições culturais, artísticas e intelectuais presentes no povo brasileiro.

Defenderemos a hegemonia do PT, agora, na campanha de 2010, no lançamento de candidaturas petistas nos estados, no futuro governo Dilma e adiante.

O PT possui história, realizações, apoio popular e potencial para liderar a luta por transformações políticas, sociais e econômicas que não apenas melhorem a vida aqui e agora, mas que também construam um país socialista.

Para estar à altura desta missão, o PT precisa reafirmar o norte ideológico, recuperar o pensamento estratégico, ter capacidade de direção, renovar os laços com as bases sociais.Isto exige mudar: a) a relação do PT com a sociedade, prioridade estratégica para os movimentos sociais e partidos de esquerda, autonomia na relação com os governos; b) o funcionamento interno, mais capacidade de formulação, comunicação, formação política, finanças, novos procedimentos de filiação e relação das direções com a militância.

Estas tarefas exigem uma direção coletiva e experiente, capaz de dialogar internamente e com os aliados, mas capaz também de muita firmeza no trato com os adversários e inimigos da democracia, da igualdade social, da soberania nacional e da integração continental.

O compromisso de vida com o socialismo petista e uma trajetória de lutadora social, fundadora do PT, dirigente partidária e deputada federal, credenciam Iriny Lopes para coordenar a nova direção nacional do PT.

Veja artigo completo no www.pagina13.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário